sexta-feira, 1 de julho de 2011

A lição da natureza

Através de narrativa simples e muda, diretor dá recado silencioso sobre uma vida sustentável

Por Kelli Pierini - acadêmica de Jornalismo na Unisul


Árbol é um curta latino americano produzido por Juan Zoppi, o filme retrata a relação do homem com a natureza. O curta é marcado pela ausência da linguagem verbal. A narrativa se passa em Córdoba, um deserto que só tem uma árvore. Traz uma família tradicional, composta por pai, mãe e dois filhos, uma menina e um menino que moram em um casebre situado em um local frio demais.

O pai da família vive um dilema ao ver seus filhos com frio e a lenha que aquece o lar terminando. Nesse momento pega o machado vai até a única árvore que há e se prepara para cortá-la. Porém, olha a sua volta e vê que nada há além de terra desertificada. Desiste de cortar a árvore e volta para casa sem lenha. Ao chegar depara-se com a mesa de madeira e a transforma em lenha para aquecer a morada.

Essa cena se repete com outros móveis da casa. Quando não há mais o que cortar e vê o seu filho doente na cama, percebe que não há outra alternativa: a árvore é a única forma de manter a casa aquecida e de cozinhar também. Vai até a árvore e a corta, mas percebe que ao lodo do tronco há uma muda nascendo, então ele a cultiva.

È uma critica de Zoppi à destruição da natureza e uma advertência de que dependemos dela para a sobrevivência. No final, a narrativa mostra que é possível viver e se desenvolver de maneira sustentável.

Os acadêmicos da 5ª fase do curso de Jornalismo da Unisul - disciplina Produção em Impressos - sob a supervisão da professora Raquel Wandelli, estão fazendo a cobertura do FAM como atividade curricular do semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário